quarta-feira, 29 de julho de 2009

O primeiro Fausto - trechos

Não descreio de Deus, passei p'ra além.
Um dia meditando


Uma idéia (espontânea) e horrorosa
Como um vulto supremo em ter vulto
Surgiu no fundo do meu pensamento...
C0m a vista confrangida, e o medo
Vestindo-a, e
Apareceu-me Deus em esqueleto...
Tendo (desaparecido) seu corpo ideal
Não de (...) só, (de) inatingível,
Mas (nesse) de mais do que inatingível,

Até ao fundo do seu ser abstrato
O meu ser despi, e eu vi o / /
Esqueeleto / / do Mistério...
O Inferno tomou forma dentro de mim...
Ah, inda hoje, se relembro, sinto
Como (um nada) no lugar, um pavor negro
Não em mim, mas em todo o Universo,
Um arrepio pelas estrelas fora,
E um (...) horror arreapnahndo os céus
Como a uma pele que tem medo...
.............. F. Pessoa
(Trechos entre parênteses ou entre colchetes se devem ao trabalho de decifração dos textos pessoanos, pois, dada a rapidez da escrita, muitos termos ficaram ilegíveis.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário