domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um livro e um filme

            Domingo de carnaval e nada dele me chega. Não há quase ninguém na minha rua. Os apartamentos e casas, na maioria, fechados ou tb com poucos moradores - aqueles q não saíram em debandada rumo à  praia como fazem os mineiros ansiosos por amplidão e horizonte. Minas é um estado do ser. Minas é sempre asa na querência do vôo.
           Bom, como minhas asas, desde sempre, se acostumaram a outros vôos, a cidade está na minha medida. Não ouvi sequer o Faustão na TV sempre alta do vizinho, símbolo de domingão em família, sintoma de ausência de diálogo. Bom... deixa para lá.
          Neste post quero falar dos meus dois vôos do dia: "O volume do silêncio" de Carrascoza e o "Édipo Rei" de Pasolini.
          O livro, conforme diz Alfredo Bosi na apresentação, constitui-se de dezessete contos marcados por três exatas palavras: encontro, epifania e silêncio. Já conhecia Carrascoza da internet, mas não havia lhe dedicado ainda o tempo da leitura fluida e prazerosa, coisa q o fiz de ontem para hoje. E é o que eu esperava: uma escrita masculina, mas lírica, cheia de cotidianos retratados com leveza e profundidade, cheia de recantos de silêncios, encontros e epifanias. Fica a certeza de que outros volumes do autor farão parte da minha biblioteca. Para quem quiser conhecer mais o autor deixo o link da entrevista ao Entrelinhas: http://www.youtube.com/watch?v=dnXbLWOaEck.
              Quanto ao filme, muito pouco é necessário dizer ao mencionar-se o nome Pasolini. O filme não é a mera recriação da tragédia de Sófocles, mas tem muito da relação do diretor com o ambiente camponês da Itália (onde se passa a narrativa propriamente dita) e tb da sua relação com a mãe, tanto q o filme começa e termina com um Édipo contemporâneo a vagar cego pelas ruas da Itália. O filme vale tb pela aula de cinema como só um gênio como Pasolini poderia dar - a fotografia, o texto, o roteiro, a música...
   Um link com um trecho em que Édipo/Franco Citti acusa Creonte de querer usurpar-lhe o poder:
http://www.youtube.com/watch?v=JQ8XIkBPdxk. 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário