sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Berlin 1982

         Em fotos, a leitura do livro "O verde violentou o muro", de Ingnácio de Loyola Brandão. Nele o autor relata sua estadia de um ano e meio em Berlin entre 1982 e 1983. Mais que um relato de uma cidade, o livro é um relato de uma época a partir de seu centro, de seu coração. O mundo da década de 80 nascia em Berlin. Está tudo lá: a guerra fria, a sociedade capitalista, a sociedade comunista, os movimentos alternativos, anarquistas, o pacifismo, o movimento ecológico, dos direitos civis,apolíticos, culturais, a música eletrônica, new wave, rock, punk... Tudo relatado e analisado por um olho latino-americano que, a momento a momento, pára e olha de lá pra cá e daqui para lá, pensando o país dentro daquele cenário todo. O livro me surpreendeu porque, de início, não era o que eu esperava - uma narrativa fantástica ao estilo do autor, mas de cara me prendeu bela belísima retratação de uma época, pra mim, muito significativa. A leitura do livro foi tb uma releitura de uma época da minha vida em que eu começava a olhar para o mundo e discordar de muita coisa. Berlin tinha me alcançado.

A divisão da Alemanha:


O muro:


O Portal de Brandenburgo:


Os jovens:




O símbolo dos Squatters (movimento alternativo de ocupação de residências contra a especulação imobiliária):


Prédio ocupado, dentro do qual se organizavam, comunidades alternativas (ecologistas, anarquistas e pacifistas):


Manifestações contra a ocupação e a militarização do país. Foto de manifestação contra o presidente americano Ronald Reagan:


Petra Kelly, a fundadora do Partido Verde Alemão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário