quinta-feira, 14 de julho de 2011

Memórias de menina cantadas no Boitempo

PROCURAR O QUÊ
O que a gente procura muito e sempre não é isto nem aquilo. É
    outra coisa.
Se me perguntam que coisa é essa, não respondo, porque não é
    da conta de ninguém o que estou procurando.
Mesmo que quisesse responder, eu não podia. Não sei o que pro-
    curo. Deve ser por isso mesmo que procuro.
Me chamam de bobo porque vivo olhando aqui e ali, nos ninhos,
    nos caramujos, nas panelas, nas folhas de bananeira, nas gre-
     tas do muro, nos espaços vazios.
Até agora não encontrei nada. Ou encontrei coisas que não eram
   a coisa procurada sem saber, e desejada.
Meu irmão diz que não tenho mesmo jeito, porque não sinto o
    prazer dos outros na água do açude, na comida, na manja,
   e procuro inventar um prazer que ninguém sentiu ainda.
Ele tem experiência de mato e de cidade, sabe explorar os mundos,
   as horas. Eu tropeço no possível, e não desisto de fazer
   a descoberta do que tem dentro da casca do impossível.
Um dia descubro. Vai ser fácil, existente, de pegar na mão e sen-
   tir. Não sei o que é. Não imagino forma, cor, tamanho.Nesse
   dia vou rir de todos.
Ou não. A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém.
   Há de ser invisível para todo mundo, menos para mim, que
  de tanto procurar fiquei com merecimento de achar e direito
  de esconder.
 [Carlos+Drummond+de+Andrade,+RJ,+1988[1][1]]

Nenhum comentário:

Postar um comentário