quarta-feira, 25 de maio de 2011

Memórias de menina

         Hoje vou fazer um post rápido porque preciso dormir. Trabalhei o dia inteiro e ainda tive uma reunião pedagógica até 21:30. Mas como ficar sem postar me incomoda, lembrei-me da recente leitura do Olhinhos de Gato da Cecília Meireles e de uma ilustração q pesquei na MininaMá feita sobre um dos poemas dela q era um dos meus preferidos na infância: O vestido de Laura.

       Aos 8 anos, eu sonhava em ter um vestido desses. Imaginava mais, imagina um outro todo feito de fundo de mar, com um babado de peixes, outro de conchas e o último de estrelas-do-mar. E eu sonhava estes vestidos vivos, com borboletas ariscas e água fresca e calma. Minha irmã, quando pequena, pagou o pato por mim. Um dia encontrei, numa loja de trecidos, um pano estampado de fundo de mar. É lógico q ele virou um vestido para ela.
      Mas o poema da Cecília constava da lista de textos do livro da escola. Livro q trazia um outro texto q me marcou: Asa curta. Acho q só agora minha asa está crescendo... Ou ela sempre foi comprida e eu cismava em não ver. Não importa mais: importam mesmo são os ventos por onde ando planando e com os quais tenho ido onde nunca pensei. Vida de patinho feio é assim: demora pra encontrar seu bando de cisnes negros.

Um comentário:

  1. é curioso mesmo como sempre mudamos de perspectiva em uma leitura ao longo da vida...
    achei o poema maravilhoso, mas jamais entenderia quando mais nova.
    beijão

    ResponderExcluir