segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sociedade alternativa

       Aproveitando o efeito Flauta Mágica vou fazer aqui um post há muito adiado. Acho q desde a criação do blog. Por algumas razões pessoais e outras mesmo por eu ser uma pessoa bastante enjoada, quando se trata de posturas ideológicas, tenho adiado este momento de falar do Raul. Mas o Raul mesmo não tem nada com isso. Ele escancarou numa entrevista q não queria ser guru de nenhuma sociedade, de ninguém.
      Entretanto, as pessoas não entenderam o recado e a coisa virou culto quase místico. Raul era um homem com um recado a dar, um belo recado, diga-se de passagem, mas humano como qqr um de nós. Virou raulseixismo. Eu fui casada com um raulseixista, conheço outros tantos, e posso afirmar q a maioria canta as músicas, mas não interpreta as letras, não vai atrás do conhecimento necessário para entendê-las adequadamente. Essa maioria não rastreia o conhecimento q levou à origem das letras, não busca o conhecimento q consumiu Raul. São fãs e fãs não pensam, estão ali para idolatrar. E idolatrar é matar.
         O "Faze o q tu queres" virou um slogan de adolescente tardio ou daqueles q se negam a crescer. A parte do conhecer a si mesmo para saber quem tu és verdadeiramente, a parte de matar o ego para q o self se manifeste e, através dele, vc consiga conhecer de fato, isso tudo não passa nem por perto...
        E aí vc conhece um cara q tem banda q toca Raul e o cara controla o q a mulher lê! Diz que ela está muito nova pra botar a mão nos textos-base. Oh, my god!! A minha beleza cansa...
       E tem alguns q entram pra sociedades (místicas, ocultas, ou o termo q vc achar melhor) mas q são pessoas com grandes complexos de inferioridade. E aí acabam sucumbindo à projeção do ego, ficam inflados. Se esquecem de q aqui somos túmulos.
         Outros estão lá faz anos e não atualizam as leituras e vc vê o cara, hippie em 60, depois guerrilheiro, depois ocultista, completamente mergulhado em se fazer respeitar como ícone de uma geração q tentou mudar o mundo. Cara pálida, eu não sou culpada por sua luta ter dado errado não!! E o cara quer agir hoje  como agiam nos treinamentos de luta armada. Pô, até o marxismo precisa de revisão. Aliás, como bem argumenta Mircea Eliade, o marxismo é, por excelência, uma proposta cristã salvacionista (criada por um judeu): o proletariado é o povo de Deus, o intelectual é o salvador, e a sociedade sem classes é o paraíso prometido. Fui falar isso para um professor de História e quase apanhei. (A minha atitude foi bem 'mosca na sopa'. Eu adoro fazer isso!!)
        Voltando ao Raul. E o show revival parece um culto regado a muuuuiiiiita cerveja com todos entoando as músicas completamente bêbados sem saber direito o q cantam. Eu tenho dito muito: Pára o mundo que eu quero descer. É a mesma coisa com o Crowley e o boca aberta do Ozzy Osbourne que cheira até carreira de formiga e o cérebro não dá conta nem de entender o controle remoto da tv (eu falo porque assisti ao seriado protagonizado por sua família). E assim vamos, de guru em guru, quando, na verdade, não tem q haver guru nenhum!
         Essa é nossa sociedade de massas com produtos culturais facilmente digeríveis para todos os gostos. E no final eu é que fico com fama de exigente demais. E tudo o q o Raul não queria era virar um produto cultural facilmente digerível. Sempre fez música para q as pessoas pudessem pensar. Era sua forma de exercer a filosofia. Mas pensar é complicado, não temos tempo e o cara é o cara, ou seja, ele já pensou por mim.
      Raul não queria ser prefeito, mas se deixar vão elegê-lo pra papa.
      Raul vc devia ter feito como Sinatra, comprado  um carro e caído fora, que essa vida de carpinteiro do universo nunca termina bem. Veja Dom Quixote, o cavaleiro andante, ou Jesus Cristo, morto dependurado numa cruz...

A preferida de todas: "O Segredo da Luz"
http://www.youtube.com/watch?v=iMtY_Sx3oNo

E a segunda, q tem tudo pra ser trilha sonora dest blog: "Metrô linha 743" (em animação, é fantástica)
http://www.youtube.com/watch?v=MMlLVomYpKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário