sexta-feira, 3 de junho de 2011

A herança desaparecida de Cervantes - parte 2

(Continuação de http://litterofagia.blogspot.com/2011/04/heranca-desaparecida-de-cervantes.html)

            No mundo apresentado por Kafka e Hasek, a unidade da humanidade o monstro a ser enfrentado não está mias no interior da alma, mas é exterior ao individuo , é impessoal, é invisível, e dele ninguém escapa. É a antecipação do 1984 de Orwell. Antecipação bem mais rica porque mostra q em situações paradoxais e terminais as categorias existenciais mudam completamente. O q passam a ser a aventura, o futuro, um crime do qual até se esquece, o cômico cujo cenário é a guerra (!), as fronteiras entre público e privado e, até, a solidão tratada como angústia e maldição, mas, na verdade, um bem tão precioso (e perigoso) que precisa ser esmagado pela coletividade.
        Kundera rebate também as teses acerca do fim do romance. Mostra, inicialmente, q só setenta anos depois Joyce desenvolveu plenamente a proposta flaubertiana e q os paradoxos terminais propostos pelos romancistas do leste europeu estão longe de serem esgotados. Na previsão de futuristas e surrealistas, o romance desapareceria na estrada do progresso, em benefício de uma nova arte completamente nova e radical, seria enterrado junto com todas as mazelas sociais no alvorecer de uma nova sociedade.
          Entretanto, o autor, testemunha nuclear da censura em regimes totalitários, mostra q o romance não se coaduna com um mundo no qual uma única verdade se coloca. O espírito do romance é, por natureza, ambíguo, relativo, multifacetado. A morte do romance, para ele, ocorreu nos regimes totalitários do mundo comunista a partir da produção em massa de obras ‘permitidas’ porque ratificavam o sistema político e não traziam em si nenhum aspecto q levasse o leitor a descobrir uma nova faceta ou parcela da realidade ou de si mesmo. A morte do romance se deu pela repetição, pela reprodução esvaziada. Uma morte dissimulada, q não escandaliza ninguém, q passa totalmente despercebida. É digno e pertinente observar como a indústria cultural (e especificamente a livreira), no ocidente, tem levando com afinco essa mesma proposta. Vivemos na era das mega-bookstores. Quem tem o faro, mesmo q não tão desenvolvido, sabe q na entrada de cada uma delas só encontramos lixo e em grande quantidade.

(Este texto é um apanhado do primeiro capítulo do livro de Milan Kundera, A arte do romance, na edição da Companhia das Letras de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário